( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

aeródromo
Definição1
Área delimitada em terra ou na água, destinada para uso, no todo ou em parte, para pouso, decolagem e movimentação em superfície de aeronaves; inclui quaisquer edificações, instalações e equipamentos de apoio e de controle de operações aéreas.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. Disponível em : http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 14 set. 2011.
Definição2
Toda área destinada ao pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição3
Área definida sobre a terra ou água destinada à chegada, partida e movimentação de aeronaves.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Aviação civil: Código Brasileiro de Aeronáutica. Rio de Janeiro: DAC, [1986]. 82 p.
Contexto
A Inspeção de Segurança da Aeronave deverá ser realizada pelo prestador de serviço credenciado, contratado pelo operador aéreo, toda vez que a aeronave adentrar a ARS do aeródromo, quando ficar fora de operação por um período superior a 6 (seis) horas ou quando houver suspeita da ocorrência de acesso indevido à aeronave.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Narrower Term
aeródromo certificado
aeródromo civil
aeródromo classe I
aeródromo classe II
aeródromo classe III
aeródromo classe IV
aeródromo controlado
aeródromo de alternativa
aeródromo de alternativa de decolagem
aeródromo de partida
aeródromo de uso exclusivo aeroagrícola
aeródromo impraticável
aeródromo militar
aeródromo privado
aeródromo público
aeródromo regular
Espanhol
aeródromo