( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

aeródromo de alternativa
Sinônimos - Português
alternativa
Definição1
Aeródromo no qual uma aeronave pode pousar, caso o pouso no aeródromo previsto como aeródromo de destino se torne impossível ou desaconselhável.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Aeródromo para o qual uma aeronave poderá prosseguir, quando for impossível ou desaconselhável dirigir-se para ou efetuar o pouso no aeródromo de destino previsto; existem os seguintes tipos de aeródromo de alternativa: a) aeródromo de alternativa pós-decolagem: aeródromo no qual uma aeronave pode pousar, logo após a decolagem, se for necessário, caso não seja possível utilizar o aeródromo de saída; b) aeródromo de alternativa em rota: aeródromo no qual uma aeronave pode pousar, caso ocorram condições anormais ou de emergência em rota; c) aeródromo de alternativa de destino: aeródromo para o qual uma aeronave pode prosseguir, quando for impossível ou desaconselhável pousar no aeródromo de destino previsto.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição3
(1) Aeródromo dotado das facilidades essenciais mínimas para utilização: a) em emergência; b) quando os aeródromos de desdobramento estiverem fora de ação; c) conforme necessário para atender à flexibilidade tática; 2. aeródromo especificado no plano de voo, para o qual a aeronave pode prosseguir quando o pouso no aeródromo de destino se torna desaconselhável.
Fonte3
ANTAS, Luíz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
O aeródromo de partida poderá também ser designado como o aeródromo de alternativa em rota ou o aeródromo de alternativa de destino de um voo. [F2]
Nota adicional2
Aeródromos de alternativa podem ser: (1) de decolagem - aeródromo de alternativa no qual uma aeronave pode pousar se tornar-se necessário um pouso logo após a decolagem e não for possível usar o aeródromo de partida; (2) de rota - aeródromo no qual uma aeronave pode pousar após experimentar uma situação anormal ou de emergência enquanto voando em rota; (3) em rota ETOPS - aeródromo adequado e conveniente no qual um avião pode pousar após experimentar uma parada de motor ou outra condição anormal ou de emergência que ocorra em rota durante uma operação ETOPS.
Nota adicional3
Sigla em inglês: ALTN.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Broader Term
aeródromo
Narrower Term
aeródromo de alternativa de destino
aeródromo de alternativa de rota
aeródromo de alternativa em rota ETOPS
Espanhol
aeródromo alterno