( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

aeródromo privado
Definição1
Aeródromo civil aberto ao tráfego por meio de um processo de registro junto à ANAC, utilizado somente com permissão de seu proprietário, vedada sua exploração comercial.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Aeródromo civil que só poderá ser utilizado com permissão de seu proprietário, vedada a sua exploração comercial.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição3
Aeródromo civil que só poderá ser utilizado com permissão de seu proprietário, ressalvados os casos de aeronaves que apresentarem defeitos em voo ou encontrarem condições meteorológicas adversas na rota; no caso de aeródromos privados abertos ao tráfego público, poderão ser explorados comercialmente desde que obedecidas as prescrições legais emitidas pela ANAC.
Fonte3
Trocando em miúdos. dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte4
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária. Manual de Procedimentos SIA: MPI-201-R00: procedimentos para análise de solicitações de horário de transporte (HOTRAN), de voos charter e de ligações aéreas sistemáticas (LAS). Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Contexto
O uso de um aeródromo privado depende de permissão de seu proprietário, sendo vedada a cobrança de tarifas aeroportuárias e preços específicos por facilidades oferecidas aos usuários. Por isso, a empresa solicitante deve obter a permissão dele para operar. No entanto, operações regulares (HOTRAN) não serão aprovadas para aeródromos privados.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Broader Term
aeródromo
Espanhol
aeródromo privado