( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

aeródromo homologado
Definição1
Aeródromo aberto ao tráfego aéreo público, mediante ato administrativo da ANAC - Portaria de Homologação, bastando este documento para a operação dos aeródromos nos casos em que o Certificado Operacional de Aeroporto não é exigido pela Autoridade de Aviação Civil.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 00-004 Revisão F: Diretrizes Interpretativas aplicáveis às normas de âmbito da Superintendência de Padrões Operacionais. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-00-004/@@display-file/arquivo_norma/IS004F.pdf. Acesso em: 25 maio. 2020.
Contexto
No caso de aeródromo homologado somente para operação visual, o tempo de voo por instrumentos sob capota deverá ser registrado a partir do horário de decolagem até a entrada no circuito de tráfego visual. No caso de aeródromo homologado para operação IFR, o tempo de voo por instrumentos sob capota deverá ser registrado a partir do horário de decolagem até o pouso.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Broader Term
aeródromo
Espanhol
aeródromo certificado