( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

adiabático
Definição1
Aplicado na ciência da termodinâmica, a um processo durante o qual nenhum calor é comunicado ou extraído do corpo ou sistema concernente. As mudanças adiabáticas de temperatura num gás, são aquelas que ocorrem somente em consequência da compressão ou expansão que acompanham um aumento ou um decréscimo de pressão. Na atmosfera, tais variações de pressões têm lugar mais prontamente pela ascensão do ar (expansão) a qual produz resfriamento, ou descida (compressão) que produz aquecimento. O aquecimento e resfriamento adiabáticos são muitas vezes denominados aquecimento e resfriamento dinâmicos.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 01: definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda n.02. Brasília, 2008. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC01EMD01.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Contexto
Velocidade equivalente significa a velocidade calibrada de uma aeronave corrigida em relação aos efeitos de compressibilidade adiabática para uma particular altitude.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
Related Term
adiabática
Espanhol
adiabático