( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

adiabática
Definição1
Curva que representa num diagrama aerodinâmico, as variações de temperatura de uma pequena massa de ar submetida a um processo sem troca de energia com o meio.
Fonte1
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (Brasil). Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Glossário meteorológico. In: ______. [Homepage CPTEC]. [Cachoeira Paulista, SP, 20-?]. Disponível em: < https://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#a >. Acesso em: 11 dez. 2019.
Definição2
Curva que representa, em um diagrama aerodinâmico, as variações de temperatura de uma pequena massa de ar submetida a um processo adiabático. Ou seja, sem troca de energia com o meio ou curva que, sobre um diagrama, representa a evolução da temperatura de uma pequena massa de ar que se encontra submetida a um processo adiabático.
Fonte2
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Meteorologia. ICA 105-17: centros meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/. Acesso em: 16 jan. 2018.
Contexto
A previsão da turbulência de massa de ar, típica dos meses quentes do ano, é obtida a partir da análise objetiva do diagrama termodinâmico, elevando-se o NCC da sondagem, pela adiabática úmida que passa pelo ponto determinado na curva da temperatura do ar livre até o nível de 400 hPa, obtendo-se os valores de diferença de temperatura com as indicações dos valores térmicos do ar livre que indicarão os índices de intensidade de turbulência de origem convectiva da massa de ar analisada.
Subárea
Meteorología Aeronáutica
Related Term
adiabático
Espanhol
línea adiabática