( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< adiabático | administração aeroportuária | administração federal da aviação >>

Back to: "A"

administração aeroportuária
Definição1
Órgão ou empresa responsável pela operação de um aeroporto com estrutura organizacional definida e dedicada à gestão deste aeroporto.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC139EMD00.PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Gabinete do Comandante. Portaria n. 256, de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as restrições relativas às implantações que possam afetar adversamente a segurança e a regularidade das operações aéreas, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 16 maio 2011, Seção 1, p.11.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 63-12: proteção ao voo: procedimentos para os órgãos do SISCEAB em caso de atos de interferência ilícita contra a aviação civil. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em . Acesso em 11 maio 2016.
Contexto
A administração aeroportuária e as empresas aéreas são responsáveis pela elaboração de seus respectivos planos de contingência, com a participação de representantes da Autoridade de Aviação Civil, da Autoridade Aeronáutica Militar, dos órgãos públicos e de outras entidades envolvidas com a segurança da aviação civil.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Espanhol
administración aeroportuaria