( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

pista de pouso e decolagem
Definição1
Parte de uma área de movimento que está destinada ao pouso ou decolagem das aeronaves.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Área retangular definida em um aeródromo terrestre, preparada para pouso e decolagem de aeronaves.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9719: aeroportos – parque de abastecimento de aeronaves. Rio de Janeiro, 1997. 4 p.
Definição3
Área retangular definida, em um aeródromo terrestre, para o pouso e a decolagem de aeronaves. Ver NA1 e NA2.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 23 mar. 2012.
Definição4
Área retangular definida num aeródromo terrestre, preparada para que as aeronaves efetuem suas corridas de pouso e decolagem ao longo de sua extensão. Qualquer superfície terrestre ou aquática preparada ou escolhida para as aeronaves decolarem ou pousarem; 3. parte da área de movimento destinada ao pouso ou decolagem das aeronaves.
Fonte4
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
As cabeceiras das pistas são identificadas por dois algarismos, que indicam o seu alinhamento em relação ao norte magnético. Por exemplo, a pista “01" terá um alinhamento compreendido entre o rumo 006º e 015º; a pista “10" corresponde a um rumo entre 096º e 105º, etc. Naturalmente, a cabeceira “oposta” terá um alinhamento defasado em 180º, ou seja, se uma cabeceira é “01", a outra será “19", se uma é “10", então a outra será “28"?, etc. [F3]
Nota adicional2
Com o passar dos anos e a consequente variação da declinação magnética local, poderá ocorrer a necessidade de mudança da identificação das pistas (e.g., até recentemente as pistas de Congonhas eram identificadas como 16 – 34, mas atualmente são 17 – 35). No caso de pistas paralelas, adiciona-se a letra R (direita) ou L (esquerda): por exemplo, 17R identifica a pista da direita, conforme é vista do setor de aproximação para pouso. [F3]
Nota adicional3
Sigla em português: PPD
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
fator de utilização
pista de decolagem
Espanhol
pista