( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< fator de carga | fator de utilização | fatores humanos >>

Back to: "F"

fator de utilização
Definição1
Porcentagem de tempo durante a qual a utilização de uma pista de pouso e decolagem ou de um sistema de pistas não está limitada devido ao componente de vento de través.
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária. RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 07. [Brasília, DF]: ANAC, 16 jun. 2021.
Nota adicional1
Componente de vento de través significa o componente do vento de superfície que forma um ângulo reto com o eixo da pista de pouso e decolagem.
Contexto
O comprimento de uma pista secundária deve ser determinado de forma semelhante ao da pista principal, com exceção de que necessita estar adequada unicamente àquelas aeronaves que precisam utilizar esta pista secundária além da(s) outra(s) pista(s), de modo a se obter um fator de utilização de, no mínimo, 95 por cento.
Subárea
Operações
Related Term
pista de pouso e decolagem
Espanhol
coeficiente de utilización