( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

pista de rolagem
Sinônimos - Português
pista de rolamento pista de táxi
Definição1
Via preparada em um aeródromo terrestre, destinada ao tráfego de aeronaves entre pistas de pouso e decolagem e os pátios de estacionamento de aeronaves.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9719: aeroportos – parque de abastecimento de aeronaves. Rio de Janeiro, 1997. 4 p.
Definição2
(1) Pista existente nos campos de pouso de primeira categoria, na qual os aviões se movimentam para tomar posição na pista de decolagem ou para alcançar o ponto de estacionamento após a aterragem; (2) trajetória definida num aeroporto terrestre, selecionada e preparada para o uso do táxi de aeronave para ir e vir da pista de pouso e decolagem; (3) caminho aéreo ou no solo para táxi de helicópteros, ligando a área de decolagem e de pouso com uma área terminal separada ou área de serviço.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Caminhos devidamente preparados no aeródromo e que se destinam à circulação dos aviões entre o pátio de estacionamento e a pista de pouso e decolagem, e vice-versa.
Fonte3
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição4
Via definida em um aeródromo terrestre, estabelecida para táxi de aeronaves e destinada a proporcionar ligação entre uma e outra parte do aeródromo, compreendendo: (a) pista de acesso ao estacionamento de aeronaves: parte do pátio designada como pista de táxi e destinada a proporcionar apenas acesso aos estacionamentos de aeronaves; (b) pista de táxi no pátio: parte de um sistema de pistas de táxi situada em um pátio e destinada a proporcionar uma via para o táxi através do pátio; e (c) pista de saída rápida: pista de táxi que se une a uma pista em um ângulo agudo e está projetada de modo que os aviões que pousam livrem a pista com velocidades maiores do que as usadas em outras pistas de táxi de saída, graças à qual a pista é ocupada o menor tempo possível.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Contexto
Em procedimentos de partida de aeronave, o operador de aeródromo é o responsável pela liberação da saída da aeronave da posição de estacionamento e orientação de sua movimentação até seu alinhamento com a pista de rolagem para saída por meios próprios, a partir da qual a responsabilidade cabe ao operador da aeronave.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
pista de saída rápida
Espanhol
calle de rodaje
Imagem

Una de las pistas del aeropuerto de Helsinki-Vantaa.

Una de las pistas del aeropuerto de Helsinki-Vantaa.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Helsinki-Vantaan_kiitotie_33.jpg?uselang=es