( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "C"

carta do aeródromo
Definição1
Carta de navegação aérea que contém dados detalhados do aeródromo que oferece à tripulação informações que facilitam o movimento em solo das aeronaves da posição de estacionamento até a pista de pouso e decolagem e vice-versa; esta carta oferece também informação essencial para a operação de aeronaves no aeródromo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Carta confeccionada para prover informação necessária sobre as manobras de táxi desde o estacionamento às pistas de decolagem, e vice-versa, e que também instrui no aproveitamento das instalações de auxílio.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Carta destinada a prover os tripulantes com informações que facilitem a movimentação da sua respectiva aeronave na superfície de um aeródromo, incluindo detalhes sobre o deslocamento desde o estacionamento até a pista, e vice-versa, além de dados como a identificação das pistas, dos pátios de estacionamento, da elevação do aeródromo e suas coordenadas geográficas, em graus, minutos e segundos.
Fonte3
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Nota adicional1
ADC é sigla do inglês.
Espanhol
carta de aeródromo