( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< carta de prognóstico | carta de tempo significativo | carta do aeródromo >>

Back to: "C"

carta de tempo significativo
Definição1
Carta meteorológica que contém as informações atuais ou prognosticadas referentes às condições adversas ao voo, como: turbulência, tempestade tropical giratória, linha de instabilidade, formação de gelo, etc.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
SAUSEN, Tiago. Avaliação Meteorológica para Voos com Óculos de Visão Noturna, na Aviação do Exército, em Locais Afastados de Aeródromos. Trabalho acadêmico apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, como requisito para a especialização em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/8322/1/Artigo_Cap%20SAUSEN_CArt_2020.pdf Acesso em 20 jun. 2022.
Contexto
A Significant Weather Chart (SIGWX) é uma carta de tempo significativo, no caso do Brasil, a mesma é produzida pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER). Possui validade de 6 (seis) horas e abrange todo o território nacional. É composta por diversas informações, tais como deslocamentos de massas de ar, altitude e quantidade de nuvens e zonas de alta e baixa pressão.
Subárea
Cartografia Aeronáutica; Meteorologia Aeronáutica
Related Term
tempo significativo
Espanhol
mapa de tiempo significativo