( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "C"

carta sinótica
Sinônimos - Português
carta de tempo; carta meteorológica
Definição1
Qualquer mapa ou gráfico que descreva as condições meteorológicas ou atmosféricas, para uma área extensa, em um dado momento.
Fonte1
Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica. Glossário. [S.l: Comando da Aeronáutica, 201-?]. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2017.
Definição2
Carta, tal como um mapa comum de tempo, que mostra a distribuição das condições meteorológicas sobre uma área a um dado momento.
Fonte2
Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica. Glossário. [S.l: Comando da Aeronáutica, 201-?]. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2017.
Definição3
Denominação dada ao mapa no qual são plotados os dados meteorológicos de superfície e de altitude que, após serem analisados, servirão de base para a previsão das condições do tempo, durante determinado período.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.) D2: mapa de uma extensa região, preparado com os relatórios obtidos por todas as estações meteorológicas dessa região à mesma hora.
Fonte4
BRANDÃO, Ronaldo Gomes. Dicionário de meteorologia. Guaratinguetá, SP: EEAR, 1988.
Contexto
A carta sinótica do CPTEC mostra a ZCAS representada por uma faixa contínua em verde (Figura 4.10 b), coincidindo com a banda de nebulosidade apresentada na imagem de satélite.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
Espanhol
mapa sinóptico