( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< descontinuidade | descritor da condição da superfície da pista de pouso e decolagem | desembarque >>

Back to: "D"

descritor da condição da superfície da pista de pouso e decolagem
Definição1
Um dos seguintes elementos na superfície da pista: i) Neve compactada. Neve que foi compactada e forma uma massa sólida fazendo com que os pneus do avião, considerando pressões e cargas operacionais, percorram a superfície sem causar compactação ou sulcos significativos. ii) Neve seca. Neve que não permite a pronta produção de uma bola de neve. iii) Geada. A geada é composta por cristais de gelo formados a partir da umidade do ar em contato com uma superfície cuja temperatura esteja abaixo do ponto de congelamento. A geada difere do gelo porque os cristais de geada formam-se separadamente e, portanto, apresentam textura mais granular. iv) Gelo. Água que congelou ou neve compactada que se transformou em gelo, em condições frias e secas. v) Neve semiderretida. Neve tão saturada de água que, ao se pegar com as mãos uma pequena quantidade, água irá escorrer, ou se pisada com força, produzirá respingos. vi) Água empoçada. Água com mais de 3 mm de profundidade. vii) Gelo úmido. Gelo com água sobre ele ou gelo que está derretendo. viii) Neve úmida. Neve que contém água suficiente para formar uma bola de neve bem compactada e sólida que não provoca escoamento de água.
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Nota adicional1
Abaixo do ponto de congelamento é a temperatura do ar igual ou inferior ao ponto de congelamento da água (0 grau Celsius).
Nota adicional2
Sob certas circunstâncias, a geada pode tornar a superfície muito escorregadia, o que é reportado adequadamente como baixa ação de frenagem.
Nota adicional3
Por convenção, água corrente com mais de 3 mm de profundidade é reportada como água empoçada.
Nota adicional4
Em se tratando do desempenho do avião, precipitação congelada pode ocasionar condições de pista associadas a gelo úmido. Gelo úmido pode tornar a superfície muito escorregadia. A condição é reportada como baixa ação de frenagem em consonância com procedimentos descritos no documento PANS-Aerodromes Doc 9981 (PANS-Aeródromos).
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
condições da superfície da pista de pouso e decolagem
pista molhada
pista seca
Espanhol
descriptor del estado de la superficie de la pista