( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

pista seca
Definição1
Uma pista é considerada seca se a superfície da área a ser usada não apresentar umidade visível e não estiver contaminada.
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017.
Contexto
Hidroplanagem dinâmica é causada pelo acúmulo de pressão hidrodinâmico na área de contato entre o pneu e o pavimento. A pressão cria uma força ascendente que efetivamente tira o pneu para fora da superfície. Quando há separação completa entre pneus e pavimento, a condição é chamada de hidroplanagem dinâmica total, e paralisa a rotação das rodas. Quando o pneu está rolando livremente, a dada velocidade fixa em uma pista seca, o atrito com o solo gera um momento e oferece resistência à rotação da roda. A introdução de água na pista leva à hidroplanagem dinâmica.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
descritor da condição da superfície da pista de pouso e decolagem
pista molhada
Espanhol
pista seca