( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< altura mínima de descida | altura ortométrica | alvo >>

Back to: "A"

altura ortométrica
Definição1
Altura de um ponto em relação ao geoide, geralmente apresentada como uma elevação em relação ao nível médio do mar (MSL).
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 155: helipontos. Brasília, 2018. Disponível em: .
Contexto
Com respeito ao elipsóide definido no Sistema Geodésico Mundial – 1984 (WGS-84), a diferença entre a altura elipsóide do WGS-84 e a altura ortométrica representa a ondulação do geóide do WGS-84.
Ondulação do geoide significa a distância do geoide acima (positiva) ou abaixo (negativa) do elipsoide de referência matemática. Com respeito ao elipsoide definido no Sistema Geodésico Mundial – 1984 (WGS-84), a diferença entre a altura elipsoide do WGS-84 e a altura ortométrica representa a ondulação do geoide do WGS-84.
Subárea
Cartografia Aeronáutica
Espanhol
altura ortométrica