( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

precipitação
Definição1
Hidrometeoro constituído por um conjunto de partículas aquosas, líquidas ou sólidas, cristalizadas ou amorfas, que caem de uma nuvem ou de um conjunto de nuvens e que atingem o solo.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 105-16: meteorologia: códigos meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4512. Acesso em: 09 dez. 2019.
Nota adicional1
Caráter da precipitação deve ser codificado conforme o seguinte: a) contínuo: a intensidade aumenta ou diminui muito lentamente, sem apresentar características de pancada, porém não ocorrem interrupções durante a hora precedente; b) intermitente: a intensidade aumenta ou diminui lentamente, sem apresentar características de pancada, porém ocorrem interrupções durante a hora precedente; sendo os períodos de interrupções sempre menores que os períodos de precipitação; e c) pancada: a intensidade aumenta ou diminui bruscamente, porém com interrupções irregulares durante a hora precedente; sendo os períodos de precipitação normalmente menores que os períodos de interrupções.
Contexto
O caráter da precipitação deve ser codificado como intermitente se ocorrerem interrupções durante a hora precedente, sem apresentar características de pancada.
Related Term
chuva forte
pancada
Espanhol
precipitación
Imagem

 Precipitação.

Precipitação.

Fonte: KUMAR, Bharat (ed.). An illustrated dictionary of aviation. New York: McGraw-Hill, c2005. 752 p.