( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

pancada
Definição1
Uma repentina e intensa pancada de chuva. Precipitação em forma de água de certa intensidade e curta duração.
Fonte1
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição2
Precipitação de curta duração e bastante forte que cai de nuvens convectivas; as gotas ou as gotículas sólidas que a compõe são em geral maiores que os elementos correspondentes em outras precipitações. As pancadas são caracterizadas por seu início e fim bruscos, por suas variações violentas e rápidas de intensidade, e mais frequente, pela aparência do céu que se alterna rapidamente com nuvens sombrias e ameaçantes (cumulonimbus) e aclaramentos de curta duração.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 105-16: meteorologia: códigos meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4512. Acesso em: 09 dez. 2019.
Contexto
O caráter da precipitação deve ser codificado como intermitente se ocorrerem interrupções durante a hora precedente, sem apresentar características de pancada.
Related Term
pancada(s) na vizinhança
precipitação
Espanhol
chubasco