( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "M"

mayday [POR]
Definição1
Palavra que repetida três vezes significa "situação de perigo". Em alguns textos foi aportuguesada para medê.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Definição2
Palavra código radiotelefônico internacional de perigo; quando anunciada três vezes repetidas e seguidas indica perigo grave e iminente, e que a aeronave necessita de assistência imediata.
Fonte2
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Nota adicional1
Se uma aeronave está numa tal situação que lhe parece incapaz de voar até o mais próximo aeródromo, pode transmitir por telefonia a expressão MAYDAY; a recepção de tal expressão, por alguém em terra ou no ar, faz acionar todo um esquema de auxílio à aeronave solicitante.
Contexto
O piloto em comando deve declarar uma situação de emergência de combustível utilizando “mayday mayday mayday combustível” (ou, em inglês, “mayday”) quando a quantidade de combustível utilizável que, conforme calculado, estaria disponível ao pousar no aeródromo mais próximo em que um pouso seguro pode ser feito for inferior à quantidade de combustível de reserva final planejado.
Subárea
Busca e Salvamento
Espanhol
mayday