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carga útil
Definição1
(1) Carga total transportada pela aeronave incluindo óleo, gasolina, tripulação, equipamento necessário à operação, pasageiros e carga; (2) Diferença entre o peso tortal de uma aeronave carregada e o peso da mesma vazia; (3) Parte da carga bruta de uma aeronave que se obtém excluindo o combustível e o lubrificante, a equipagem e o equipamento necessário à operação; (4) Carga que pode transportar um míssel ou foguete, excluindo-se seu peso e a carga de propelente; (5) Diferença entre o peso vazio e o peso total de carga de um avião; (6) Compreende: tripulação e passageiros, óleo e combustível, lastro que não seja o de emergência, armamento e equipamentos portáteis.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 21/10: veículos aéreos não tripulados. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3499. Acesso em: 15 maio 2014.
Contexto
A indústria da aviação civil tem impulsionado o desenvolvimento econômico e social de diversos países e regiões ao redor do mundo. Essa indústria apresenta números expressivos e com forte tendência de crescimento no que se refere à sua contribuição com os produtos internos brutos, à quantidade de empregos gerados e ao total de passageiros e de carga paga transportados anualmente em escala global.
Subárea
Carga Aérea
Espanhol
carga útil