( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "B"

balão livre não tripulado
Definição1
Aeronave não motorizada, não tripulada, mais leve que o ar, em voo livre.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/9bfc5724-297d-4a83-88dc6a4b7bd13d15.pdf?CFID=ebd91bfe-1dd8-4a97-a8d7-8835f94f65d5&CFTOKEN=0. Acesso em: 30 set. 2014
Fonte2
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 7: marcas de nacionalidade e de matrícula de aeronaves. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 6. ed. [Brasília, DF]: ANAC, 2012. 18 p. (Anexo, 7).
Nota adicional1
Os balões livres não tripulados deverão ser classificados como: a) Leve: um balão livre não tripulado que transporte uma carga útil de um ou mais pacotes com uma massa combinada de menos de 4 kg, a menos que seja qualificado como um balão pesado de acordo com a 2ª, 3ª ou 4ª subalínea, da alínea c) abaixo; b) Médio: um balão livre não tripulado que transporte uma carga útil de dois ou mais pacotes com uma massa combinada de 4 kg ou mais, mas menos de 6 kg, a não ser que seja qualificado como um balão pesado conforme 2ª, 3ª ou 4ª subalínea, da alínea c) abaixo; ou c) Pesado: um balão livre não tripulado que transporte uma carga útil que: - tenha uma massa combinada de 6 kg ou mais; - inclua um pacote de 3 kg ou mais; - inclua um pacote de 2 kg ou mais com uma densidade de área de mais de 13g por centímetro quadrado; - use uma corda ou outro dispositivo para suspensão da carga útil que exija uma força de impacto de 230 N ou mais para separar do balão a carga útil suspensa. NOTA: A densidade da área referida na 3ª subalínea da alínea c) é determinada dividindo-se a massa total em gramas do pacote de carga útil pela área expressa em centímetros quadrados de sua superfície menor, resultando na figura 43.
Nota adicional2
Um balão livre não tripulado deverá ser utilizado de maneira que se reduza ao mínimo o perigo às outras pessoas, bens e outras aeronaves.
Nota adicional3
Os balões livres não tripulados deverão ser operados conforme as condições especificadas pelo Estado de Registro e Estado(s) que pretendem sobrevoar.
Contexto
As medidas das marcas dos balões livres não tripulados devem ser determinadas pelo Estado de Matrícula, tendo em conta o tamanho da carga paga à qual a placa de identificação é afixada.
Related Term
balão cometa
balão livre esférico
Espanhol
globo libre no tripulado