( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< incerfa | incidente aeronáutico | incidente aeronáutico grave >>

Back to: "I"

incidente aeronáutico
Sinônimos - Português
incidente
Definição1
"Incidente" é uma ocorrência, que não um acidente, associada à operação de uma aeronave, que afeta ou possa afetar a segurança da aeronave.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBHA 61: requisitos para concessão de licenças de pilotos e instrutores de vôo. Brasília, 2006. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbha/rbha61.pdf. Acesso em: 05 out. 2011.
Definição2
Toda ocorrência, inclusive de tráfego aéreo, associada à operação de uma aeronave, havendo a intenção de voo, que não chegue a se caracterizar como um acidente, mas que afete ou possa afetar a segurança da operação.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 139-1002: sistema de gerenciamento da segurança operacional (SGSO) em aeroportos. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC139_1002.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Definição3
Toda ocorrência, inclusive de tráfego aéreo, associada à operação de uma aeronave, havendo intenção de voo, que não chegue a se caracterizar como um acidente, mas que afete ou possa afetar a segurança da operação.
Fonte3
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15169: aeroespacial: prevenção de danos por objetos estranhos. Rio de Janeiro, 2004. iv, 15 p.
Definição4
Uma ocorrência, que não seja um acidente, relacionada com a operação de uma aeronave, que afete ou possa afetar a segurança da operação.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Related Term
incidente com artigo perigoso
Broader Term
incidente
Espanhol
incidente