( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< incidente aeronáutico grave | incidente com artigo perigoso | incidente crítico >>

Back to: "I"

incidente com artigo perigoso
Definição1
Toda ocorrência não enquadrada na definição de acidente, atribuída ao transporte aéreo de artigos perigosos, não necessariamente a bordo de uma aeronave, de que resultem lesão à pessoa, danos à propriedade, incêndio, ruptura, derramamento, vazamentos de fluidos ou de radiação e qualquer outra manifestação que ocasione vulnerabilidade à integridade da embalagem; qualquer ocorrência ou discrepância relacionada ao transporte de artigo perigoso que ponha em risco a saúde, a segurança, a propriedade e o meio ambiente também é considerada um incidente; um incidente imputável a artigo perigoso pode constituir um incidente aeronáutico, conforme especifica o Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 175: transporte de artigos perigosos em aeronaves civis. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Toda ocorrência atribuível ao transporte aéreo de artigos perigosos e com essa relacionada que não constitua um acidente imputável a artigos perigosos, não necessariamente ocorrida a bordo de uma aeronave, que cause lesão a uma pessoa, danos a bens ou ao meio ambiente, incêndio, ruptura, derramamento, vazamento de fluidos, radiação ou qualquer outra manifestação de que a integridade de algum volume contendo artigo perigoso tenha sido comprometida. Também se considera incidente imputável a artigos perigosos toda ocorrência relacionada com o transporte de artigos perigosos que possa ter posto em perigo a aeronave ou seus ocupantes.
Fonte2
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 18: transporte seguro de artigos perigosos por via aérea. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2011. 31 p. (Anexo, 18).
Related Term
acidente com artigo perigoso
incidente aeronáutico
Broader Term
incidente
Espanhol
incidente imputable a mercancías peligrosas