( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "T"

tripulante
Sinônimos - Português
membro da tripulação
Definição1
Pessoa designada para exercer uma função a bordo de uma aeronave durante o tempo de voo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Pessoa encarregada pelo operador aéreo de cumprir as funções a bordo da aeronave durante o tempo de voo.
Fonte2
BRASIL. Decreto nº 7.168, de 5 de maio de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p. 04-16, 06 maio 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/DEC2010-7168%20-%20PNAVSEC.htm. Acesso em: 19 ago. 2011.
Definição3
aeronauta no exercício de função especifica a bordo de aeronave, de acordo com as prerrogativas da licença de que é titular. São tripulantes: comandante, copiloto, mecânico de voo, navegador, radiooperador de voo e comissário.
Fonte3
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 7.183, de 05 de abril de 1984. Regula o exercício da Profissão de Aeronauta, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p.4.969, 06 abr. 1984. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.
Fonte4
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Padrões Operacionais. RBAC n. 135: operações de transporte aéreo público com aviões com configuração máxima certificada de assentos para passageiros de até 19 assentos e capacidade máxima de carga paga de até 3.400 kg (7.500 lb), ou helicópteros. Emenda 09. [Brasília, DF]: ANAC, 11 fev. 2021.
Nota adicional1
Consideram-se também tripulantes os operadores de equipamentos especiais instalados em aeronaves homologadas para serviços aéreos especializados, devidamente autorizados pelo Ministério da Aeronáutica.
Contexto
Cada tripulante deve executar pelo menos os seguintes exercícios de emergência, utilizando os adequados procedimentos e equipamentos de emergência, exceto se a ANAC considerar que, para um particular exercício, o tripulante possa ser adequadamente treinado por uma demonstração do exercício: (1) pouso na água, se aplicável; (2) evacuação em emergência; (...)
De acordo com o previsto nas Instruções Técnicas, os volumes de mercadorias perigosas que estejam etiquetados “SOMENTE AERONAVE CARGUEIRA” serão carregados de modo tal que algum membro da tripulação ou alguma pessoa autorizada possa vê-los, manipulá-los e, quando seu tamanho e peso permitam, separá-los, durante o voo, de outras mercadorias movimentadas e carregadas a bordo.
Subárea
Aeronautas
Related Term
tripulação
Espanhol
tripulante