( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

auxílio à navegação aérea
Definição1
Equipamentos destinados a proporcionar apoio às aeronaves para sua navegação em rota, em áreas de controle terminal (TMA) e em suas manobras de pouso e decolagem, podendo ser: a) auxílios rádio (NDB, VOR, DME, ILS, RADAR, VHF etc.); e b) auxílios visuais luminosos (ALS, PAPI, VASIS etc.).
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-10: Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo – EPTA. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3628. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
1 Dispositivo externo a uma aeronave destinado a auxiliá-la na determinação de sua posição ou de um rumo seguro, ou ainda, alertá-la de perigos ou obstruções; 2 Qualquer meio que permita a obtenção de um fixo ou linha de posição para auxiliar a navegação estimada.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte3
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Nota adicional1
Sigla em inglês: NAVAID.
Contexto
Pretende-se que a superfície de transição interna constitua uma superfície limitadora de obstáculos de controle para os auxílios de navegação, as aeronaves e outros veículos que devem estar próximos à pista de pouso e decolagem e que não seja penetrada exceto por objetos frangíveis.
Subárea
Auxílios à Navegação Aérea
Espanhol
ayuda para la navegación