( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< autorização | autorização de controle de tráfego aéreo | autorização de ordem técnica padrão >>

Back to: "A"

autorização de controle de tráfego aéreo
Definição1
Autorização emitida pelo controle de tráfego aéreo para uma determinada aeronave dentro de um espaço aéreo controlado, com o propósito de prevenir colisão entre aeronaves de movimento conhecido.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Autorização para que uma aeronave proceda de acordo com as condições especificadas por um órgão de controle de tráfego aéreo.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição3
(1) Autorização do controle de tráfego aéreo com o propósito de prevenir colisão entre aeronaves identificadas, para um aeronave prosseguir sob condições específicas de tráfego dentro de um espaço aéreo controlado; (2) autorização para uma aeronave prosseguir de acordo com as condições especificadas por um órgão de controle de tráfego aéreo.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
Por conveniência, a expressão " autorização de controle de tráfego aéreo" é frequentemente abreviada para "autorização", quando usada em contextos apropriados.
Nota adicional2
O termo "autorização" pode aparecer antecipando palavras como "táxi", "decolagem", "abandono", "em rota", "aproximação", ou "pouso" para indicar a porção particular do voo com a qual a autorização de controle de tráfego aéreo se relaciona.
Related Term
controle de tráfego aéreo
Broader Term
autorização
Espanhol
autorización del control de tránsito aéreo