( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< aeronave de asa fixa | aeronave de asas rotativas | aeronave de combate >>

Back to: "A"

aeronave de asas rotativas
Sinônimos - Português
helicóptero giravião
Definição1
Aeronave mais pesada que o ar que depende principalmente da sustentação gerada por um ou mais rotores para manter-se no ar.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
(1) Aparelho mais pesado que o ar, suportado em voo pelas reações do ar sobre um ou mais rotores; dividem-se em autogiros, helicópteros, combinados e conversíveis; (2) autogiro cujo sustentáculo no ar é derivado principalmente de aerofólios que giram livremente ao redor de um eixo aproximadamente vertical; os aerofólios giram devido às forças aerodinâmicas que atuam sobre eles, motivadas pelas velocidades para a frente da aeronave.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Contexto
O tempo de voo consiste no período compreendido entre o início do deslocamento, quando se tratar de aeronave de asa fixa, ou entre a partida dos motores, quando se tratar de aeronave de asa rotativa, em ambos os casos para fins de decolagem, até o momento em que, respectivamente, se imobiliza ou se efetua o corte dos motores, ao término do vôo.
Subárea
Aeronaves
Broader Term
aeronave
Espanhol
aeronave de alas rotatorias
Imagem

 The Fairey Rotodyne prototype, a combination of helicopter, autogyro and medium distance propeller airliner that never reached series production.

The Fairey Rotodyne prototype, a combination of helicopter, autogyro and medium distance propeller airliner that never reached series production.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:SFF_002-1055526_Fairey_Rotodyne.jpg