A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "I"

infraestrutura aeronáutica
Definição1
É o conjunto de órgãos, instalações ou estruturas terrestres de apoio à navegação aérea, para promover-lhe a segurança, regularidade e eficiência, compreendendo:   a) Sistema Aeroportuário; b) Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro; c) Sistema de Segurança de Voo; d) Sistema de Registro Aeronáutico Brasileiro; e) Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos; f) Sistema de Facilitação, Segurança e Coordenação do Transporte Aéreo; g) Sistema de Formação e Adestramento de Pessoal Destinado à Navegação Aérea e à Infraestrutura Aeronáutica; h) Sistema de Indústria Aeronáutico; i) Sistema de Serviços Auxiliares; j) Sistema de Coordenação da Infraestrutura Aeronáutica.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 100-22: serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Plano do Comando da Aeronáutica: PCA 351-3: programa de implementação ATM nacional. Rio de Janeiro, 2009.
Contexto
O primeiro passo de um processo de planejamento ATM consiste em definir uma área homogênea ou fluxo principal de tráfego aéreo que se deseja analisar. Esse volume de espaço aéreo servirá de base para o desenvolvimento do Sistema ATM. Essas áreas e fluxos reúnem os diversos elementos da infraestrutura aeronáutica, configurando-se, dessa forma, em um sistema mundial.