A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


<< gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo | gerenciamento dos riscos à segurança operacional | gestão da informação aeronáutica >>

Back to: "G"

gerenciamento dos riscos à segurança operacional
Definição1
Significa a identificação dos perigos, a análise e a eliminação e/ou mitigação dos riscos que ameaçam as capacidades de uma organização da aviação civil, de forma que sejam mantidos em um nível aceitável.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 137: certificação e requisitos operacionais: operações aeroagrícolas. Emenda 04. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2020/20/rbac137emd04.pdf. Acesso em: 18 mai. 2020.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 119-002 Revisão C, de 02 de fevereiro de 2012. Guia para elaboração de SGSO de empresa aérea certificada de acordo com o RBAC 119. Disponível em: . Acesso em: 01 setembro. 2021.
Nota adicional1
Sigla em português: GRSO
Nota adicional2
Gerenciamento dos riscos de segurança operacional: (i). Processos de identificação de perigos; e (ii). Processos de avaliação e mitigação de riscos.
Contexto
O gerenciamento dos riscos à segurança operacional é um componente fundamental do processo do sistema de gerenciamento da segurança operacional como um todo. Além disso, como valor agregado acrescenta-se que é um enfoque baseado em dados e por tanto, fácil de defender e explicar.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional