<< gerenciamento dos riscos à segurança operacional | gestão da informação aeronáutica | gicleur >>
Back to: "G"
gestão da informação aeronáutica
- Definição1
- Termo que identifica a evolução do AIS - Serviço de Informação Aeronáutica, com o objetivo de melhorar a qualidade e a integridade das informações necessárias para a segurança e eficiência das operações aéreas.
- Fonte1
- TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Diretrizes do Comando da Aeronáutica: DCA 351-2: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2008.
- Nota adicional1
- A sigla AIM é usada em inglês e em português.
- Contexto
- O papel do AIM, portanto, é o de adquirir informações aeronáuticas, gerenciá-las e armazená-las, para distribuir esta informação às unidades operacionais, sempre que necessário, e preparar-se para divulgá-las, posteriormente, entre operadores e usuários. Este papel institui o AIM como foco central para aquisição e distribuição de informações relativas à utilização do Sistema de Navegação Aérea por usuários do espaço aéreo, funcionários de empresas e outros diretamente interessados. As funções do AIM incluem aquisição de dados e informações, gerenciamento das informações aeronáuticas, agrupamento das informações e dados em documentos e novos produtos, além da manutenção de processos de garantia de qualidade.
- Subárea
- Informação Aeronáutica