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pista para operação por instrumento
Definição1
Um dos tipos de pista de pouso e decolagem abaixo, destinadas à operação de aeronaves empregando procedimentos de aproximação por instrumentos. a) Pistas de aproximação de não-precisão. Pista de pouso e decolagem que conta com auxílios visuais e auxílios não-visuais, destinada a operações de pouso que se sigam a uma operação de aproximação por instrumento do tipo A, com visibilidade igual ou superior a 1.000 m. b) Pista de aproximação de precisão, categoria I. Pista de pouso e decolagem que conta com auxílios visuais e auxílios não-visuais, destinada a operações de pouso que se sigam a uma operação de aproximação por instrumento do tipo B, com uma altura de decisão (DH) igual ou superior a 60 m (200 pés) e uma visibilidade igual ou superior a 800 m ou um alcance visual da pista igual ou superior a 550 m. c) Pista de aproximação de precisão, categoria II. Pista de pouso e decolagem que conta com auxílios visuais e auxílios não-visuais, destinada a operações de pouso que se sigam a uma operação de aproximação por instrumento do tipo B, com uma altura de decisão (DH) inferior a 60 m (200 pés) mas não inferior a 30 m (100 pés), e um alcance visual da pista não inferior a 300 m. d) Pista de aproximação de precisão, categoria III. Pista de pouso e decolagem que conta com auxílios visuais e auxílios não-visuais, destinada a operações de pouso que se sigam a uma operação de aproximação por instrumento do tipo B até a superfície da pista e ao longo dela: A — destinada a operações com uma altura de decisão (DH) inferior a 30 m (100 pés) ou sem altura de decisão, e um alcance visual da pista igual ou superior a 175 m. B — destinada a operações com uma altura de decisão (DH) inferior a 15 m (50 pés) ou sem altura de decisão, e um alcance visual da pista inferior a 175 m, mas não inferior a 50 m. C — destinada a operações sem altura de decisão (DH) e sem limitações de alcance visual da pista.
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Definição2
A runway equipped with electronic and visual navigation aids for which a precision or nonprecision approach procedure having straight-in landing minimums has been approved.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf. Acesso em: 12 maio 2014.
Nota adicional1
Os auxílios visuais não devem necessariamente se adequar às escalas de auxílios não-visuais utilizadas. O critério para a seleção de auxílios visuais se baseia nas condições em que se pretende executar as operações.
Contexto
NOTA 2 – Quando uma nova pista para operação por instrumento estiver sendo planejada, especial atenção deve ser prestada nas áreas sobre as quais as aeronaves terão que voar ao executar os procedimentos de aproximação por instrumentos e de aproximação perdida, de forma a garantir que os obstáculos nessas áreas, ou outros fatores, não restrinjam as operações das aeronaves para as quais a pista é destinada.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária