<< área de aproximação | área de aproximação final e de decolagem | área de armazenamento de bagagem >>
Back to: "A"
área de aproximação final e de decolagem
- Definição1
- Referindo-se a helicópteros, uma área definida sobre a qual a base final da manobra de aproximação para voo pairado ou pouso é completada ou a partir da qual a manobra de decolagem é iniciada. Quando a FATO é para ser usada por helicópteros categoria A (ou Classe 1 da OACI) a área definida deve incluir a área disponível para decolagem rejeitada.
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil).
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. Disponível em : http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC01EMD01.PDF. Acesso em: 17 fev. 2011.
- Nota adicional1
- Sigla em Inglês: FATO
- Contexto
- Fase de aproximação e pouso (helicópteros) significa a parte do voo a partir de 300 m (1.000 ft) acima da área de aproximação final e de decolagem (FATO), se o voo foi planejado para exceder essa altura, ou a partir do início da descida nos outros casos, até o ponto de pouso ou de arremetida.
- Subárea
- Navegação Aérea
- Broader Term
- área de aproximação