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área de aproximação
Definição1
Superfície na extensão do prolongamento da pista, a partir da área de cota nula ("FAIXA DE PISTA").
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
Fonte3
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Contexto
3.21 ESTEIRA DE TURBULÊNCIA 3.21.1 Os três efeitos básicos da esteira de turbulência sobre as aeronaves são: o balanço violento, a perda de altura ou de velocidade ascensional e os esforços de estrutura. O perigo maior é o balanço violento da aeronave que penetra na esteira até um ponto que exceda sua capacidade de comando para resistir a esse efeito. Se o encontro com o vórtice ocorrer na área de aproximação, seu efeito será maior pelo fato de a aeronave que seguir atrás se encontrar numa situação crítica com relação à velocidade, empuxo, altitude e tempo de reação.
Recomenda-se que vias de acesso de emergência sejam construídas em aeródromos quando as condições do terreno permitirem, a fim de facilitar o cumprimento do tempo-resposta mínimo. Atenção especial deve ser dada à disponibilização de acesso imediato às áreas de aproximação a até 1.000 m da cabeceira, ou pelo menos dentro dos limites do aeródromo. Onde houver uma cerca, a necessidade de acesso conveniente a áreas externas deve ser levada em consideração.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Narrower Term
área de aproximação final e de decolagem