A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "S"

serviço de controle de aeródromo
Definição1
Serviço de controle de tráfego aéreo para o tráfego de aeródromo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Publicação de Informação Aeronáutica: AIP Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em:
Contexto
6.23.6.3 Se a iluminação da pista não funcionar continuamente, a iluminação será proporcionada como se segue: a) nos aeródromos em que se presta o serviço de controle de aeródromo e naqueles em que as luzes funcionem com um comando central, as luzes de pista permanecerão ligadas durante o tempo que se considere necessário, após a decolagem, para o retorno da aeronave, devido a uma possível emergência; e b) nos aeródromos sem serviço de controle de aeródromo ou naqueles em que as luzes não dependam de um comando central, as luzes de pista permanecerão ligadas o tempo que normalmente for necessário para reativá-las, ante a possibilidade de que a aeronave que decolou tenha que regressar.
Nos aeródromos equipados com o serviço de controle de aeródromo, será responsabilidade da TWR local declarar “aeródromo fechado para pouso e/ou decolagem” quando os mínimos meteorológicos forem inferiores aos mínimos estabelecidos.
Subárea
Controle de Tráfego Aéreo
Related Term
aeródromo