( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

altitude pressão
Sinônimos - Português
altura barométrica
Definição1
Pressão atmosférica expressa em termos de altitude que corresponde a essa pressão na atmosfera padrão.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
(1) Altitude correspondente a uma dada pressão numa atmosfera padrão; (2) altitude em que os compartimentos de um gás dirigível se tornam cheios; (3) altitude indicada do campo acima ou abaixo do nível do mar quando um altímetro aneróide sensível localizado no aeródromo está ajustado à pressão atmosférica padrão (1013,2 mb ou 29,92 polegadas de mercúrio).
Fonte2
ANTAS, Luíz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
(1) Pressão atmosférica expressa como altitude que corresponde àquela pressão na atmosfera padrão internacional; (2) altitude expressa em unidade de pressão e correspondente à pressão na atmosfera padrão internacional àquela altitude.
Fonte3
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição4
A leitura do altímetro quando ajustado para a pressão de 29.92 polegadas de mercúrio; altura acima do plano de referência standard (standard datum plane); (bal) a altitude na qual os sacos ou células de gás de um dirigível tornam-se cheias; também a altitude pressão, quando referente a um campo de pouso, é a altura desse campo acima ou abaixo do nível do mar, quando um altímetro barométrico do tipo sensível, localizado no campo, é ajustado para pressão atmosférica padrão.
Fonte4
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Nota adicional1
A altitude em relação ao nível de pressão padrão é conhecida como nível de voo e quando indicada por um altímetro é chamada de altitude-pressão indicada.
Contexto
Os balões livres não tripulados pesados não deverão ser operados em qualquer nível inferior à altitude de pressão de 18 000 m (60 000 pés) quando: houver nuvens ou fenômenos obscurecendo mais de quatro oitavos de cobertura; ou a visibilidade horizontal for menor de 8 km.
Subárea
Navegação Aérea
Broader Term
altitude
Espanhol
altitud de presión