( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< alcance visual da pista | alcance visual na pista | alerfa >>

Back to: "A"

alcance visual na pista
Sinônimos - Português
alcance visual de(a) pista
Definição1
Distância na qual o piloto de uma aeronave, que se encontra sobre o eixo de uma pista, pode ver os sinais de superfície da pista, luzes limitadoras da pista ou luzes centrais da pista.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Distância máxima ao longo de uma pista ou de uma faixa de pouso, medida na direção do pouso ou da decolagem, a partir do extremo do qual se aproximará a aeronave ou da qual começará sua corrida de decolagem, até onde são visíveis a pista, ou a faixa de pouso, ou as balizas, ou as luzes que a delimitam.
Fonte2
ANTAS, Luíz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
EMBRAER. Embraer Technical Dictionary = Dicionário Técnico Embraer. São José dos Campos, SP, 06 aug. 2001. 1 CD-ROM. (Version 1.0).
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2014.
Nota adicional1
O uso da palavra "extremo" na definição 2 não se limita ao extremo físico da pista, isto é ao começo desta, podendo estar situado nas proximidades do ponto de contato, ou do ponto de referência ILS, ou em outro ponto em que se obtenham as observações mais precisas.
Contexto
Caso o alcance visual na pista seja obtido em mais de um local ao longo da pista, dar-se-á primeiro o valor correspondente à zona de ponto de toque, devendo ser seguido dos demais valores de locais sucessivos. Sempre que um desses valores for menor que o valor da zona de ponto de toque e inferior a 100 metros, os respectivos locais deverão ser identificados de maneira concisa e inequívoca.
Subárea
Meteorologia
Broader Term
alcance
Espanhol
alcance visual en la pista
Imagem

 Transmissometer providing runway visual range information.

Transmissometer providing runway visual range information.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Transmissometer.jpg