( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "F"

flutter
Definição1
Flutter é um perigoso fenômeno encontrado em estruturas flexíveis sujeitas às forças aerodinâmicas e elásticas, estas quando em vibração podem gerar amplitudes de oscilação gerando falha estrutural.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Padrões Operacionais. RBAC n. 135: operações de transporte aéreo público com aviões com configuração máxima certificada de assentos para passageiros de até 19 assentos e capacidade máxima de carga paga de até 3.400 kg (7.500 lb), ou helicópteros. Emenda 06. [Brasília, DF]: ANAC, 07 ago. 2019.
Fonte3
Efeitos de flutter e cargas dinâmicas no solo Devido à alteração de rigidez em certos elementos estruturais, podem ser requeridos ensaios de vibração no solo e análise dos efeitos nas características de flutter
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
Nota adicional1
Efeitos de flutter e cargas dinâmicas no solo Devido à alteração de rigidez em certos elementos estruturais, podem ser requeridos ensaios de vibração no solo e análise dos efeitos nas características de flutter
Nota adicional2
Aviões modernos são projetados e testados durante a certificação para evitar a possibilidade de flutter em condições normais de voo. No entanto, o flutter pode ocorrer em serviço, se o projeto original ou rigidez do componente é alterado por meio de reparo inadequado ou modificações não indicadas pelo fabricante.
Contexto
Projeto e construção - (a) “Flutter”. Para aviões turboélice multimotores, deve ser feita uma avaliação dinâmica e essa avaliação deve incluir: (1) as forças elásticas, de inércia e aerodinâmicas significativas, associadas com as rotações e os deslocamentos do plano de rotação da hélice; e (2) a rigidez do conjunto motor-hélice-nacele, assim como as apropriadas variações do amortecimento da particular configuração.
Espanhol
flameo