( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "H"

hidroplanagem
Definição1
Deslizamento de uma aeronave terrestre, com roda, em uma superfície molhada, causado por uma camada fina de líquido, geralmente água, que suporta o pneu completamente.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2011.
Contexto
Todo pneu, independentemente do design da sua banda de rodagem, sofrerá hidroplanagem na água (ou qualquer outro líquido) quando a pressão dinâmica da água for suficientemente elevada para levantar o pneu da pista. O design de uma banda de rodagem cria canais que desviam a água para longe do piso e costumam ser eficazes quando a lâmina de água sobre a pista apresenta certa profundidade (espessura), que se pode chamar de hidroplanagem parcial, mas a hidroplanagem final ocorrerá quando a aeronave estiver a uma considerável velocidade.
Espanhol
hidroplaneo
Imagem

 Diagrama de um pneu de hidroplanagem.

Diagrama de um pneu de hidroplanagem.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hydroplaning.svg