( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "C"

contaminante
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instrução de Aviação Civil: IAC 121-1011: procedimentos de ajuste de tração (potência) para decolagem: aviões categoria transporte. Rio de Janeiro, 2005.
Contexto
As avaliações são executadas ao longo de duas linhas paralelas à pista de pouso e decolagem, i.e., ao longo da linha, em cada lado do eixo, a aproximadamente 3 m ou à distância do eixo em que a maioria das operações são realizadas. O objetivo da avaliação é determinar o tipo, a profundidade e a cobertura dos contaminantes e seu efeito no atrito estimado da superfície, dadas as condições climáticas do momento para as seções A, B e C.
Pista contaminada – é uma pista na qual mais de 25% do comprimento sendo usado está coberto com uma l â mina de água parada ou outro contaminante (por ex.: gelo, “slush”, ou neve) com mais de 3 mm de espessura. Também é considerada contaminada a pista em que o contaminante cobrir menos do que 25 %, porém está cobrindo uma área relevante para a operação como por ex.: área de rotação e saí da do solo ou o segmento da pista onde o avião está em alta velocidade na decolagem onde o efeito de arrasto é mais relevante.
Espanhol
contaminante