( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "S"

sistema de luzes de aproximação simples
Definição1
Um sistema de luzes de aproximação simples consistirá em uma fileira de luzes no prolongamento do eixo da pista de pouso e decolagem se estendendo, quando possível, até uma distância igual ou superior a 420 m da cabeceira, com uma fileira de luzes formando uma barra cruzada de 18 m ou 30 m de extensão a uma distância de 300 m da cabeceira da pista.
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária. RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 07. [Brasília, DF]: ANAC, 16 jun. 2021.
Nota adicional1
Sigla em inglês: SALS.
Contexto
As luzes devem ser instaladas de modo que, na medida do possível, nenhum objeto localizado a uma distância de até 60 m para cada lado da linha de eixo se projete através do plano do sistema de luzes de aproximação. Quando existir um objeto a uma distância de até 60 m da linha de eixo e dentro de uma distância de até 1350 m da cabeceira, para um sistema de luzes de aproximação de precisão, ou 900 m para um sistema de luzes de aproximação simples, deve-se instalar as luzes de modo que o plano da metade externa do padrão esteja livre de objetos.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Espanhol
sistema sencillo de iluminación de aproximación