( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< superfície de aproximação | superfície de aproximação interna | superfície de decolagem >>

Back to: "S"

superfície de aproximação interna
Definição1
Uma parte retangular da superfície de aproximação imediatamente anterior à cabeceira.
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Fonte2
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Portaria n. 957/GC3, de 9 de julho de 2015. Dispõe sobre as restrições aos objetos projetados no espaço aéreo que possam afetar adversamente a segurança ou a regularidade das operações aéreas, e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Seção 1, 17 jul. 2015.
Nota adicional1
O gradiente da superfície de aproximação interna deve ser medido em relação ao plano vertical que contém o prolongamento do eixo da pista de pouso.
Contexto
Os limites da superfície de transição interna são: a) uma borda interna que se inicia no final da superfície de aproximação interna e que se estende ao longo da lateral da superfície de aproximação interna em direção à borda interna dessa superfície e, deste ponto, ao longo do comprimento da faixa paralela ao eixo da pista de pouso até a borda interna da superfície de pouso interrompido e, deste ponto, ao longo dessa superfície até o ponto de intersecção com a superfície horizontal interna; e b) uma borda externa localizada no plano da superfície horizontal interna.
Subárea
Pilotagem
Related Term
superfície de aproximação
Espanhol
superficie de aproximación interna