<< tormenta | tornado | torre >>
Back to: "T"
tornado
- Definição1
- Coluna giratória e violenta de ar que entra em contato com a extensão entre uma nuvem convectiva e a superfície da Terra. Tem no seu eixo central forte corrente ascendente, capaz de elevar ao ar objetos pesados. Suas trajetórias variam extraordinariamente em comprimento, desde algumas centenas de metros a muitos quilômetros acompanhadas de ventos fortes que podem chegar a 360 km/h.
- Fonte1
- NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
- Definição2
- Tempestade violenta de vento, em movimento circular, que tem um diâmetro de apenas poucos metros. Essa tempestade aparece com a forma de funil, destruindo tudo em seu caminho.
- Fonte2
- PUTTI, Antonio; VELLOSO, Walter Pereira. Dicionário de meteorologia. [S.l. : s.n.], 1954.
- Fonte3
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 105-15: estações meteorológicas de superfície. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4766. Acesso em: 27 jun. 2022.
- Nota adicional1
- Twister é uma gíria usada nos Estados Unidos para tornado.
- Nota adicional2
- É a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos.
- Contexto
- Uma nuvem funil bem desenvolvida denomina-se tornado quando está sobre a terra e tromba d ’água quando está sobre a água. Em um tornado violento, a velocidade do vento pode alcançar até 300 kt.
- Subárea
- Meteorologia
- Espanhol
- tornado