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briefing
Definição1
Palavra de origem inglesa amplamente usada na aviação que significa verbalização dos procedimentos a serem executados durante uma missão, que tenham sido planejados a priori, e o que se espera da atuação e participação de cada um.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 060-1002A: treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (corporate resource management - CRM). Rio de Janeiro, 2005. (Instrução de Aviação Civil)
Definição2
Checagem entre tripulantes para o estabelecimento prévio dos procedimentos e manobras de voo.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição3
Atividade didática da missão caracterizada pela explanação oral, por parte do instrutor de voo, dos exercícios a serem desenvolvidos na missão.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MMA 58-4 - Manual de curso de piloto privado-helicóptero. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/manualCursos.asp. Acesso em: 05 nov. 2014.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instrução de Aviação Civil: IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005.
Nota adicional1
Em contextos meteorológicos, traduz-se por apronto.
Nota linguística
Brasileirismo oriundo da palavra briefing e que significa as últimas informações e instruções necessárias para o cumprimento de missão ou operação.
Contexto
Antes de iniciar cada missão de voo, o instrutor deverá, obrigatoriamente, fazer um briefing (preleção), momento em que explanará, detalhadamente, como transcorrerá a referida missão, desde o apronto inicial até o encerramento completo do voo. Colocando em ordem cronológica as diversas fases da missão, o instrutor explicará minuciosamente as técnicas corretas de execução de cada exercício e os erros mais comuns ou suscetíveis de serem cometidos pelo piloto-aluno.
O briefing do vôo deve conter, no mínimo, os seguintes itens: a) condições atmosféricas do aeródromo de destino; b) condições do aeródromo; c) combustível a bordo e combustível que será gasto na etapa; d) combustível para aeródromo alternativo; e) combustível de reserva (extra fuel); f) seqüência dos procedimentos (vôo local); g) a execução dos procedimentos; e h) emergências em vôo.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
debriefing
Espanhol
exposición verbal