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ação de frenagem
Fonte1
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Meteorologia. ICA 105-16: códigos meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4512. Acesso em: 27 set. 2017.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012.
Nota adicional1
Sigla em inglês: BA.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Em se tratando do desempenho do avião, precipitação congelada pode ocasionar condições de pista associadas a gelo úmido. Gelo úmido pode tornar a superfície muito escorregadia. A condição é reportada como baixa ação de frenagem (...)
Deve ser assumido que o pouso ou decolagem de aeronaves são, em circunstâncias normais, comprometidos, quando o componente de vento de través exceder: (i) 37 km/h (20 kt), no caso de aeronaves cujo comprimento básico de pista é maior ou igual a 1.500 m, exceto quando houver, com certa frequência, uma baixa ação de frenagem na pista devido a um coeficiente de atrito longitudinal insuficiente, quando, então, deve ser assumido um componente de vento de través que não exceda 24 km/h (13 kt);
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional
Espanhol
eficacia de frenado