( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "S"

sistema autônomo de alerta a incursões de pista
Definição1
Sistema de detecção autônoma de uma incursão potencial ou ocupação de uma pista de pouso e decolagem em operação por meio do qual é enviada uma advertência direta à tripulação de voo ou ao operador de veículo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012.
Definição2
Consiste em um sistema de vigilância independente (radar primário, multilateração, câmeras especializadas, radar especializado, etc.) e um sistema de alerta na forma de sistemas extras de iluminação de aeroporto conectados por meio de um processador que gera alertas independentes do ATC diretamente para os tripulantes de voo e os operadores de veículos.
Fonte2
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Nota adicional1
Sigla em inglês: ARIWS.
Contexto
Luzes de situação da pista (RWSL) são um tipo de sistema autônomo de alerta a incursões de pista (ARIWS). Os dois componentes visuais básicos do RWSL são as luzes de entrada na pista (REL) e as luzes de espera para decolagem (THL). Esses componentes podem ser instalados separadamente, mas foram concebidos para serem complementares.
A operação de um ARIWS se baseia em um sistema de vigilância que monitora a situação atual de uma pista de pouso e decolagem e envia automaticamente essa informação para luzes de aviso nas cabeceiras (decolagem) e entradas das pistas de pouso e decolagem.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Espanhol
sistema autónomo de advertencia de incursión en la pista