( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< dia de referência | diagrama altura x velocidade | diário de bordo >>

Back to: "D"

diagrama altura x velocidade
Sinônimos - Português
curva do homem morto
Definição1
O diagrama define um envelope de velocidade e altura sobre o solo a partir das quais o fabricante não garante a realização de um pouso seguro após a perda de um motor.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-8: manual de curso de piloto de linha aérea helicóptero. Rio de Janeiro, 1991. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/manualCursos.asp. Acesso em: 23 fev. 2015.
Nota adicional1
O diagrama é fonte importantíssima de informação de desempenho para operação segura da aeronave.
Contexto
MÓDULO II -TÉCNICAS MODERNAS NOS SISTEMAS DE AERONAVES - descrever os procedimentos básicos para aproximação e pouso com dois motores inoperantes; - determinar a velocidade ideal para a condição de pouso com dois motores inoperantes; - determinar, utilizando gráficos e tabelas, a distância horizontal necessária para cumprir as condições mínimas requeridas para o pouso corrido na condição de auto-rotação; - utilizar o diagrama de altura e velocidade (curva do homem morto) com dois motores inoperantes;
Subárea
Aeronaves
Espanhol
diagrama de altura-velocidad