( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "G"

gradiente
Definição1
Diferença de intensidade de algum parâmetro (pressão e temperatura, por exemplo) entre dois lugares indicados, dividido pela distância.
Fonte1
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição2
Razão de mudança de valor de certos elementos meteorológicos, por unidade de distância, tanto vertical como horizontal.
Fonte2
BRANDÃO, Ronaldo Gomes. Dicionário de meteorologia. Guaratinguetá, SP: EEAR, 1988.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2021.
Fonte4
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Nota adicional1
Em Meteorologia, a força do gradiente de pressão atua desde as altas pressões para as baixas pressões. Com fins sinóticos, frequentemente se consideram os gradientes no plano horizontal, como, por exemplo, o gradiente de pressão no solo.
Contexto
Se o tipo de avião foi certificado após 30 de setembro de 1958 (SR422A, 422B da FAA), o gradiente positivo deve existir a 1500 pés de altura sobre a vertical do referido aeródromo.
Subárea
Meteorologia
Related Term
gradiente adiabático
Espanhol
gradiente vertical