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step climb
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Diretrizes do Comando da Aeronáutica: DCA 351-2: controle do espaço aéreo: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011.
Nota adicional1
O plano de voo de uma aeronave em voo longo prevê que ela voe em níveis ótimos, nos quais a economia de combustível é máxima, sempre em relação ao peso atual do avião. Assim, na decolagem a aeronave está mais pesada e não consegue atingir o nível ótimo de voo logo de início. Faz-se, então, um planejamento para que a aeronave execute step climb (suba para níveis de voo superiores) toda vez que ocorra a diminuição do peso do avião, por consumo de combustível, até que se consiga atingir o nível ótimo de voo
Nota adicional2
Sigla em inglês: STEPCLB.
Contexto
A “ADS-B IN” poderá também prover melhor consciência situacional a bordo, principalmente nas áreas oceânicas onde seja obrigatório o uso de CPDLC. Tal aplicação poderá resultar na utilização de “In Trail Procedures”, que propiciará as condições necessárias para que o piloto assuma momentaneamente a separação com outra aeronave, a fim de garantir que o “step climb” seja efetuado no momento adequado, nas ocasiões em que a separação prevista não possa ser proporcionada.
Subárea
Navegação Aérea
Espanhol
ascenso pronunciado