( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

pista contaminada
Definição1
Pista na qual mais de 25% do comprimento sendo usado está coberto com uma lâmina de água parada ou outro contaminante (por ex.: gelo, “slush”, ou neve) com mais de 3 mm de espessura. Também é considerada contaminada a pista em que o contaminante cobrir menos do que 25 %, porém está cobrindo uma área relevante para a operação como por ex.: área de rotação e saída do solo ou o segmento da pista onde o avião está em alta velocidade na decolagem onde o efeito de arrasto é mais relevante.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instrução de Aviação Civil: IAC 121-1011: procedimentos de ajuste de tração (potência) para decolagem: aviões categoria transporte. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2016.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil: RBAC n. 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Emenda n.01. 31 jan. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Contexto
Em uma pista contaminada, especialmente preparada, pode s usar uma distância de pouso mais curta do que a exigida no parágrafo (b) desta seção, mas não inferior ao exigido no parágrafo 135.385(b), quando o manual (AFM) inclui informações adicionais específicas sobre distâncias de pouso em pistas contaminadas.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Espanhol
pista contaminada