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eixo de pista (linha de)
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf. Acesso em: 24 set. 2014.
Fonte2
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Nota adicional1
A Subparte C, parágrafo 154.207(e), exige que a parte de uma faixa de pista por instrumento dentro de pelo menos 75 m a partir do eixo de pista deve ser nivelada, caso o número de código seja 3 ou 4. Para uma pista de aproximação de precisão, exige-se que seja adotada uma largura maior caso o número de código seja 3 ou 4. No caso de comunicação ar-terra, por exemplo, em um terminal de computador a bordo de uma aeronave, o piloto poderá estabelecer con­tato para uma série de procedimentos operacionais, antes irrealizáveis.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Nota adicional3
Sigla em inglês: CL.
Contexto
Os gradientes do eixo em qualquer seção (incluindo uma zona de parada ou uma zona desimpedida) devem ser os menores possíveis, e as mudanças de gradiente devem ser tão poucas e tão suaves quanto possível e não devem exceder 1/60. A experiência mostrou que, conforme se afasta da pista de pouso e decolagem, são aceitáveis gradientes positivos, em qualquer seção, não superiores a 1/66 e gradientes negativos não inferiores a 1/40.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Espanhol
línea central